quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Greves no Brasil




E perguntas que não querem calar, o que Dilma está achando das grandes e inúmeras greves? Afinal qual a prioridade neste país no contexto atual? Greve é o primeiro ou o último ato de uma sociedade civil "organizada"?
aguardo alguns argumentos!

Um comentário:

  1. Comentário
    Para discutirmos sobre o tema é necessário saber o que é uma sociedade civil organizada, vejamos algumas definições:
    O sentido difundido por Marx, de Sociedade civil é como algo oposto ao Estado. Da mesma forma, a "Sociedade civil organizada" vem recebendo uma conceituação oposicionista, como pode vislumbrar-se da denominação ONGs, dedicada às organizações internacionais da sociedade civil que buscam atuação na esfera política. Como se pode notar, este termo refere-se àquilo que não seja estatal.

    Pode-se afirmar, por ora, que a "Sociedade civil organizada" é uma parte da sociedade civil que se organiza na luta por maior inserção na atividade política, legitimada, principalmente, pela ocorrência de duas determinantes: a impossibilidade de resolução dos grandes problemas (Educação, Segurança e Saúde) que hoje assolam a humanidade, através de ações apenas governamentais ou de mecanismos de mercado; e em função da atual situação de descrédito (Corrupção) nos sistemas de representação política.

    Neste novo contexto é que surge o conceito de "Sociedade civil organizada". Representa um momento de solidariedade humana e de preocupação com a condução política mundial, em que a sociedade passa a se organizar em grupos para defender seus interesses e buscar soluções para os grandes males do desenvolvimento despreocupado e ganancioso, que esfriou os corações humanos cegando-lhes os olhos frente aos seus semelhantes. Representa, também, toda espécie de organização social que lute por seus direitos, independentemente de fins altruísticos.
    Assim, Couffignal define a sociedade civil como "toda forma de organização espontânea ou institucional, duradoura ou não, cuja finalidade é a de expressar-se, em determinado momento, sobre a cena política".
    Diante do acima exposto, não teríamos outra opção a não ser a própria greve como primeiro ato já que o Estado não está tendo a educação como prioridade em nosso país.

    José Aires

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu Comentário!
Djulian Ribeiro